PIRÔMETRO FIXO OPTRIS - CTRATIO2M - INSTRUFIBER
- Código: CTRATIO2M
-
PDF Title
PIRÔMETRO FIXO OPTRIS - CTRATIO2M - INSTRUFIBER
DESCRIÇÃO
O Pirômetro Infravermelho Optris CTRatio 2M foi projetado para medição de temperatura sem contato na faixa de 250 a 3.000°C.
O sensor é fabricado em aço inoxidável e um cabo de fibra ótica com dimensões robustas para instalação em ambientes agressivos e a longas distâncias do objeto a ser medido, devido a sua alta resolução focal e a nova mira laser patenteada, onde é possível visualizar o ponto de medição, mesmo em ambiente com alta intensidade de radiação infravermelha, integrada na cabeça sensora, facilitando o posicionamento do ponto de medição em relação ao alvo desejado.
O grau de proteção é IP65 e a temperatura máxima de operação até 315°C, sem a necessidade de refrigeração externa.
O produto constituí em sua estrutura uma unidade eletrônica e a cabeça de medição separadas pelo cabo de fibra ótica, que pode ter até 15 metros de comprimento.
A sua unidade eletrônica permite a parametrização do equipamento, com display indicativo, dando a possibilidade que seja instalado fora de ambientes agressivos e de alta temperatura.
A medição de temperatura é feita no comprimento de onda de duas cores 0,8 - 1,1 µm, diminuindo o erro de medição para níveis de baixa emissividade ou alteração de emissividade, devido a variação de matérias metálicos e seus compostos, fator importante para a medição exata da temperatura, já que são materiais onde em elevadas temperaturas possuem um alto nível de intensidade de radiação ou para determinados processos a formação de escória ou carepas.
Devido possuir um detector com duas cores do espectro infravermelho e utilizar a razão para a medição da temperatura permite que o instrumento garanta uma leitura precisa e continua do processo mesmo que haja uma obstrução parcial do alvo desejado, por poeira, sujeira, gases, barreiras mecânicas, careca, escória, etc.
Garantido pelo fabricante que mesmo que haja uma obstrução de até 95% da área deseja, o pirômetro garante uma leitura precisa do material.
O que direciona o uso do sensor para medição em metais, óxidos metálicos e cerâmica, como em processos de: indução, solda, laminação, trefilação, extrusão, forjaria, galvanização, recozimento, têmpera, revenimento, sinterização, fundição e entre outros..
Na aba de arquivos encontra-se a tabela de emissividade para cada material e suas propriedades físicas.
A unidade eletrônica permite a instalação de opcionais de comunicação e saída digital, como: Interface RS232 / Interface RS485/ Modbus RTU / Profibus-DPv1 / Interface Kit Ethernet / Saída de alarme Open collector (NPN) e placa opcional com 2 relés x 60 VDC/ 42 VACRMS, 0.4 A; isolados oticamente.
O software Compact Plus é utilizado para a parametrização do equipamento, como: ajuste do slope, range de medição, configuração das entradas e saídas digitais e analógicas, registro de temperatura medida, cálculos de diferenciais de temperaturas entre outras ferramentas.
Para instalação robusta do sensor em chão de fábrica, este modelo de pirômetro conta com uma estrutura que suporta a temperatura ambiente até 315°C, sistema de purga de ar para limpeza de lente e suporte de fixação.
Consultar o catálogo de acessórios na aba ARQUIVOS.
Na aba SOFTWARE está disponível para download o software Compact Plus para parametrização do sensor: ajuste da emissividade e do range de medição, configuração da função do LED indicativo, seleção da função das saídas e entradas digitais e analógicas, entre outras configurações.
Produto já acompanha um cabo USB de 1 metros para interface de comunicação com o software.
Ficha técnica do Produto:
Range de temperatura (ajustável via unidade eletrônica ou software): 250 a 3.000°C.
Range de Medição (ajustável via unidade eletrônica ou software): 250 a 3.000°C.
Faixa Espectral: 1,45 – 1,75 µm.
Resolução Ótica: 38:1 (2ML); 100:1 (2MH / 2MH1). Lente com foco fechado (opcional): CFV foca a partir dos 150mm até 350mm.
Exatidão (em temperatura ambiente 23 ± 5°C): ± (0,5 % da leitura + 2 °C)
Repetibilidade (em temperatura ambiente 23 ± 5°C): ± 0.3 % da leitura.
Coeficiente de Temperatura: ± 0.05K/K ou ± 0.05%/K.
Resolução da temperatura: 0.1 K
Tempo de Resposta (90%): 1ms – 10s
Slope: (ajustável via unidade eletrônica e software): 0.800 - 1.200
Emissividade (ajustável via unidade eletrônica ou software): 0.050 a 1.100.
Processamento de sinais (parâmetro ajustável através de unidade eletrônica ou software): 1 cor / 2 modos de cor; ajuste da atenuação / alarmes; pico, vale, média, função de retenção prolongada com limiar e histerese.
Grau de Proteção: IP65.
Temperatura de Operação: -20°C a 200°C (opcional até 315 °C); eletrônica de 0 a 60°C.
Temperatura de Armazenagem: -40°C a 200°C (opcional até 315 °C); eletrônica de 0 a 60°C.
Umidade Relativa: 10 a 95%, sem condensação.
Teste de choque mecânico: IEC 60068-2-27 (25G e 50G).
Teste de vibração: IEC 60068-2-6 (senoidal), IEC 60068-2-64 (ruído multifrequência).
Peso: 630 g com o cabo de fibra de 3m.
Saída analógica: 2x 0/4-20 mA (12 bit) / opcional: 2x 0/4-20 mA (16 bit) isolado.
Interface Digital: USB (Micro-USB, USB-C e USB-A cabo incluso).
Interface Digital (opcional): RS232, RS485.
Pinos I/O: Três entradas/saídas programáveis; selecionáveis como saída de alarme (colector aberto 24 V/1 A), entrada para saída de sinal disparado e função de pico ou como entrada analógica para emissividade externa ou ajuste de inclinação;
Entrada: ajuste de emissividade, ajuste da temperatura ambiente, reset dos filtros de medição.
Saída / digital (Opcional): USB, RS232, RS485 (Opcional), Modbus RTU, Profibus DP, Ethernet.
Comprimento do cabo de fibra: 3m; 8m; 15m
8 – 30 V DC ou alimentação via USB.
Mira Laser: Laser 520 nm, <1 mW, Liga/Desliga via unidade eletrônica ou software/ app.