Você sabe o que é nobreak? Num mundo onde a energia e a eletricidade são essenciais para muitos aspectos de nossas vidas, a falta de recursos pode causar estragos significativos.

Seja em um escritório movimentado, um hospital ocupado ou na sua própria casa, a interrupção do funcionamento de dispositivos pode causar perdas em diversos âmbitos. Para esse tipo de problema, entra a atuação do nobreak.


O NOBREAK PRESERVA A VIDA ÚTIL DOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Nobreak é uma fonte de energia ininterrupta, também chamada de UPS (Uninterruptible Power Supply), que tem a função de regular a tensão e a pureza da energia elétrica que chega até os equipaentos conectados à ele. Sua principal função é de proteger e manter em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos em situações de oscilação ou queda da rede elétrica e seu maior benefício é evitar queima e o mau funcionamento dos aparelhos através de um sistema de estabilização inteligente.

Para entender melhor, considere o nobreak como um equipamento formado por um protetor eletrônico, estabilizador e bateria. Por contar com bateria interna ou externa, os nobreaks impedem o desligamento inesperado dos itens conectados, o que ainda contribui para preservar a vida útil dos equipamentos e a disponibilidade de tempo para você salvar seus arquivos, finalizar alguma outra atividade importante ou manter equipamentos críticos em funcionamento, por exemplo.


Há modelos indicados para dispositivos mais sofisticados e para os mais simples, usados em casas, condomínios, empresas e comércio e variam também de acordo com a capacidade de autonomia e potência.

Os nobreaks se diferem segundo o modo de interação com os aparelhos conectados, interativo ou online, e pelo formato de onda elétrica produzido, senoidal ou semissenoidal. Entenda os principais tipos de nobreak.


  • Nobreak interativo

O nobreak interativo é assim chamado porque aciona a bateria interna após detectar um problema na rede elétrica. Uma vez detectado, o nobreak atua, alternando do modo Rede de operação para o modo Bateria, que permanece ativo enquanto a rede elétrica estiver fora dos parâmetros adequados de energia. Essa mudança entre os modos de operação pode durar até 8ms, mas por ser imperceptível para a maioria dos equipamentos, eles continuam funcionando normalmente, sem desligar. Os modelos interativos estão disponíveis em dois formatos de onda: senoidal e semissenoidal (retangular) 


  • Senoidal

O nobreak senoidal que pode ser tanto interativo, quanto online é capaz de compensar variações de tensão e entrega onda de forma senoidal no modo Bateria. Esse modelo é indicado a equipamentos sofisticados, de alto desempenho ou sensíveis a variações no formato de onda, como servidores, workstations, PCs gamers e computadores dotados de fontes com função PFC*.

PFC (Power Factor Correction), ou Fator de Correção de Força, em tradução livre, é uma especificação que busca melhorar a eficiência da fonte ao reduzir a perda de energia e, por consequência, o super aquecimento.


  • Semissenoidal

O nobreak semissenoidal, ou senoidal por aproximação, compensa as variações de tensão da rede elétrica e entrega onda no formato retangular no modo Bateria. É indicado a eletrônicos simples, como TVs, desktops, roteadores, switches, câmeras, entre outros equipamentos.


  • Nobreak online

Os nobreaks online, também conhecidos como nobreaks de dupla conversão, são assim chamados porque fornecem energia aos equipamentos por meio de suas baterias, portanto, não há interrupção por tempo de comutação. Assim, um equipamento conectado a esse nobreak não irá perceber a queda de energia da rede elétrica quando ela ocorrer.

O nobreak online proporciona energia contínua e de altíssima qualidade, melhor até mesmo do que a energia fornecida pela rede elétrica aos equipamentos conectados, mesmo se sofrer falhas ou sobrecargas. Devido a essa característica e por só oferecer a versão senoidal, é o mais indicado para dispositivos críticos e sensíveis, como servidores, data center, switches, computadores de alto desempenho e equipamentos que não podem sofrer interrupção por tempo de comutação.


O nobreak pode preservar a vida útil dos equipamentos eletrônicos, evitar a perda de seus dados e garantir a continuidade do seu trabalho e entretenimento, e de sistemas de segurança. Portanto, investir neste equipamento é garantia de mais tranquilidade.


Entendendo como funciona o sistema nobreak

Agora que aprendemos sobre outras formas de estabilização e geração de energia, conseguimos explicar como funciona o sistema nobreak de forma mais prática.

Em primeiro lugar, considere que as formas explicadas anteriormente funcionam como componentes do sistema nobreak.


Onde usamos o nobreak?

Os nobreaks têm uma ampla gama de aplicações, tornando-se dispositivos essenciais em ambientes onde a interrupção de energia não é uma opção. Nos tópicos abaixo, elencamos os principais deles:

Hospitais: eles dependem de nobreaks para garantir que equipamentos médicos vitais continuem funcionando, independentemente de problemas na rede elétrica;

Empresas e escritórios: eles usam nobreaks para manter computadores e servidores operacionais, protegendo-os contra perdas de dados, por exemplo, e outros fatores sensíveis que envolvem sua tecnologia;

Residências: recentemente, seu uso nas casas se tornou cada vez mais comum, especialmente para proteger dispositivos como computadores (no homeoffice, por exemplo) e sistemas de entretenimento em casa, como os PCs Gamers;

Supermercados: ou em qualquer estabelecimento que necessite de constância no fornecimento de energia elétrica, seja para o armazenamento de alimentos ou qualquer outra demanda de energia constante relacionada ao comércio.


Consulte um de nossos consultores e engenheiros e solicite seu orçamento: contato@instrufiber.com.br