O que é uma estação meteorológica?

Uma estação meteorológica é um conjunto de instrumentos ou sensores que recolhem dados para análise do tempo meteorológico. Esses instrumentos/sensores são capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.


Existem dois tipos de estação meteorológica, as automáticas e as convencionais.

  • Estações automáticas: coleta de dados totalmente automatizada. Nesse tipo de estação os sensores emitem sinais elétricos, que são captados por um sistema de telemetria, possibilitando que o armazenamento e o processamento dos dados sejam informatizados. Algumas estações, como as da Agrosmart, permitem que estes dados sejam acompanhados em tempo real a distância, mesmo de localidades extremamente remotas.
  • Estações convencionais: exige a presença diária de uma pessoa para coletar os dados medidos. Elas se dividem em classes de acordo com a finalidade e o número de variáveis observadas.

Primeira classe: são aquelas que medem todos os elementos meteorológicos.

Segunda classe: não realizam as medidas de pressão atmosférica, radiação solar e vento.

Terceira classe: medem apenas a temperatura máxima, mínima e a chuva.


Quais são os requisitos para a instalação de uma estação meteorológica?

Para obter dados precisos e representativos de uma área é importante instalar a estação meteorológica em um local adequado, para realizar isso é necessário atender algumas exigências:


Local plano para evitar o acúmulo de água e longe de instalações elétricas.

Horizontes amplos, sem barreiras que impeçam a radiação solar ou mudem as características do vento. Para isso a distância recomendada entre a estação e o obstáculo é de pelo menos 10 vezes a altura deste.

Distantes de cursos d’água, lagos e banhados, evitando distúrbios na medição da umidade relativa do ar.

Solo gramado ou com vegetação rasteira para minimizar a influência dos diferentes tipos de textura de solo.


Que sensores possui uma estação meteorológica?

Devido a sua maior praticidade, atualmente a estação meteorológica automática é a mais utilizada e é o tipo de estação que a Agrosmart trabalha. Além disso, com o serviço da Agrosmart é possível verificar pela internet os dados em tempo real. As estações automáticas possuem 4 sensores essenciais: o anemômetro, piranômetro, o termohigrômetro (sensor de temperatura e umidade relativa do ar) e o pluviômetro.


Confira abaixo o que cada um faz:



Representatividade espacial das estações meteorológicas

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM ou WMO) (2010). A área representativa de uma estação meteorológica por abranger um raio de até 100 kms ao seu redor. No entanto, isso ocorre apenas em situações ideais; isto é, regiões planas, sem orografia acentuada, sem grandes corpos d'água e sem diferenças significativas de vegetação. Em regiões que a orografia é bastante irregular, o raio de representatividade das estações meteorológicas cai para 10 a 25 kms (Nunes, 2004).


Além disso, nem toda variável possui a mesma representatividade espacial. Por exemplo, a precipitação é um variável discreta e portanto também é espacialmente bastante irregular.


Envie sua necessidade de aplicação para o e-mail: contato@instrufiber.com.br e um de nosso engenheiros e vendedores lhe darão todo suporte técnico e comercial!