A palavra termo-higrômetro, já diz do que se trata o equipamento. O “termo” vem do grego “therme” e se refere à temperatura, o radical “higro”, significa “umidade”. Já o sufixo “metro”, também tem origem grega e quer dizer “medida”.

Sendo assim, o termo-higrômetro é um equipamento que, basicamente, serve para medir a temperatura e umidade num único instrumento. O termo higrômetro pode ser digital (portátil ou de bancada) ou analógico.


Aplicação

Pode atuar tanto em locais fechados, quanto ambientes externos, a depender do modelo, como por exemplo, em Hospitais, CPDs, Salas Limpas, Laboratórios, Indústrias Alimentícias, dentre outros. Indicam o ponto de orvalho e a diferença de temperatura entre dois sensores (interno e externo), dentre outras funções.


Onde é usado?

É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também é amplamente aplicado em indústrias, laboratórios, estúdios fotográficos, armazéns, museus, entre outros ambientes em que a umidade e temperatura devem ser monitoradas.


Como funciona o termo-higrômetro?

Os termo-higrômetros costumam utilizar sais de lítio para fazer a leitura dos níveis de umidade do ambiente. Essa substância possui capacidade de absorver a umidade atmosférica, apresentando uma variação na condutividade conforme a água é absorvida.

O sistema do equipamento interpreta essa flutuação e gera os números de forma precisa no visor, juntamente aos dados coletados pelo sensor de temperatura do ambiente, simultaneamente.

Cada modelo funciona com uma faixa de medição de umidade relativa e temperatura diferentes (sendo que esta pode ser medida em graus Celsius ou Fahrenheit).


Como utilizar um termo-higrômetro?

Tanto no termo-higrômetro analógico, quanto no digital, a utilização é relativamente simples. Basta colocá-lo no local em que se deseja medir a temperatura e umidade, e ligá-lo. Ele automaticamente mostrará os valores no visor em tempo real.

Antes de usar, é importante constatar se o equipamento está devidamente calibrado conforme as instruções do fabricante e verificar se o dispositivo está em perfeitas condições de uso para evitar acidentes.


Mantenha a umidade sob controle a todo tempo

Tão importante quanto monitorar os níveis de umidade relativa do ar, é ter o controle sobre eles, já que o excesso de umidade oferece diversos riscos tanto a equipamentos (já que pode causar danos em dispositivos eletrônicos e até ferrugem em metais), quanto a processos produtivos, especialmente quando se trata de materiais higroscópicos.

A umidade em excesso também é responsável pela proliferação de ácaros e fungos (que causam a contaminação microbiológica dos materiais orgânicos), além de alterar características físico-químicas de diversos produtos. Por isso, seu controle é fundamental em indústrias farmacêuticas, alimentícias, ambientes de pesquisa e muitos outros.

Esse controle só é feito corretamente através da desumidificação do ambiente. Aliado ao termo-higrômetro, os desumidificadores industriais controlam e monitoram a umidade relativa do ar, evitando perdas e garantindo maior qualidade aos processos.


Consulte um de nossos consultores e engenheiros e solicite seu orçamento: contato@instrufiber.com.br