Numa Rede FTTH, alguns equipamentos são essenciais para a sua correta construção e fornecimento adequado aos usuários.


Mas afinal, o que é uma rede FTTH?

Muito resumidamente, Fiber-to-the-Home (FTTH) é a tecnologia que permite que serviços de internet, telefonia e televisão sejam emitidos com maior velocidade e qualidade através da fibra óptica, todos simultaneamente.

Para construção destas redes, utilizamos materiais especiais para Acesso , Distribuição e Terminação . Um dos materiais mais importantes para o início da Rede chama-se Caixa de Emenda Óptica.


E o que é Caixa de Emenda Óptica?

A Caixa de Emenda Óptica, também conhecida como CEO, exerce na rede FTTH o papel de acomodar e abrigar as emendas onde dois ou mais cabos ópticos foram unidos ocorridas por término de cabos ou conexão com outros cabos ópticos da rede.

No mercado são disponibilizados alguns tipos de vedação das caixas de emenda como as de fechamento termocontrátil.


Ok, mas qual a diferença entre elas?

Justamente a forma como são vedadas as derivações de cabos. Na Caixa termocontrátil, as vedações são feitas através de um tubo termocontrátil, aquecido por um maçarico ou o soprador térmico para vedar as derivações de cabos que fazem a continuidade da rede, que são conhecidos na DPR como Kit de Derivação.


Capacidade de emendas

As CEOs DPR possuem capacidades de 24 a 144 fibras e as CEOs II de 36 a 216 emendas em sua ocupação total. As bandejas podem ser adquiridas junto com a Caixa ou podem ser compradas separadamente.